Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Obras 17/11/2019 | 14h15

Banco de Alimentos de Caxias do Sul ganhará cozinha experimental


Banco de Alimentos de Caxias do Sul ganhará cozinha experimental
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Em 2017, o Banco de Alimentos de Caxias do Sul participou de um edital do Governo Federal que visava selecionar estruturas no país para serem modernizadas. A unidade foi contemplada e, somando o aporte municipal, foram iniciadas nesta semana as obras com custo orçado em R$ 831.336,17. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em sete meses.

Com 14 anos de atuação, o Banco de Alimentos caxiense tinha uma estrutura que não comportava mais a demanda de arrecadação. A reforma inclui a construção de uma cozinha experimental, a qual será usada para processar e até embalar produtos a serem distribuídos às entidades cadastradas, como hortifrutigranjeiros machucados; a adequação do espaço às normas de acessibilidade; e a modernização das áreas operacional e administrativa.

A diretora de gestão alimentar e nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), pasta a qual o Banco é vinculado, Cristina Fabian Gregoletto, cita que outro projeto está em desenvolvimento. O plano inclui a participação de profissionais das áreas da agronomia, nutrição, engenharia de alimentos e gastronomia na capacitação de agricultores e usuários da instituição. Ela comenta que o foco das melhorias estruturais é melhorar a eficiência do serviço.

Interessados em doar alimentos ao Banco podem fazê-lo na sede da entidade, que fica junto à Ceasa Serra, na Rua Jacob Luchesi, 3.181, no bairro Santa Lúcia, com acesso pelo portão 2. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Dependendo da quantidade da doação, voluntários podem se deslocar para fazer a coleta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3211.5943.

O Banco de Alimentos foi criado por meio de lei em 2005 e visa evitar o desperdício de comida e promover a segurança alimentar da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, por meio de entidades legalmente cadastradas.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.