Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Ensino 13/01/2021 | 15h56

Baixa procura por materiais escolares faz livrarias projetarem queda de 30% nas vendas neste início de ano


Baixa procura por materiais escolares faz livrarias projetarem queda de 30% nas vendas neste início de ano
Foto: Divulgação/ Internet

O ano letivo de 2021 começa já no mês que vem e os lojistas estão de olho nas vendas de materiais escolares. No entanto, a expectativa é de uma queda em torno de 30%, apesar da recuperação gradativa da economia. 

Arcângelo Zorzi Neto, proprietário de uma das livrarias mais tradicionais de Caxias do Sul, explica que as vendas de material escolar ainda estão tímidas, pois grande parte das famílias está em férias ou ainda tem materiais do ano passado. 

No entanto, o empresário ressalta que prepara uma campanha especial de volta às aulas para o mês de fevereiro. A meta é aquecer as vendas no período que é considerado o de maior procura. 

Já Guilherme Ramos Martinato, proprietário de outra livraria da cidade, aponta que as vendas de livros didáticos foi muito impactada com a vinda de editoras para Caxias do Sul, pois elas realizam a venda direta nas escolas, tornando inviável para as livrarias competir com os próprios fornecedores. 

Em contrapartida, Guilherme assegura que o acervo literário da livraria é a grande aposta de vendas para 2021. Apesar de o setor ter sentido os efeitos da pandemia, o confinamento levou as pessoas a lerem mais, o que acabou gerando novos clientes. 

Entre as estratégias adotadas pelos lojistas para estimular as compras estão as condições diferenciadas de pagamento. Afinal, como os empresários esperam uma queda nas vendas em razão da pandemia, que levou a um comportamento mais cauteloso das famílias, é preciso saber negociar para ganhar os clientes.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.