Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Vacinação 29/11/2021 | 09h14

Baixa adesão faz Secretaria Municipal da Saúde encerrar vacinação de adolescentes nas escolas


CONFIRA O ÁUDIO


Baixa adesão faz Secretaria Municipal da Saúde encerrar vacinação de adolescentes nas escolas
Foto: divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul


Departamento de Jornalismo

Após passar por mais de 30 escolas municipais, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerraram as aplicações junto aos educandários na semana passada. A estratégia havia iniciado no dia 28 de outubro, com o objetivo de ofertar o imunizante contra a covid-19 para os adolescentes acima de 12 anos. Devido ao baixo número de vacinados, a campanha junto às escolas foi repensada pelo Município.

Segundo a secretária da Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, aproximadamente 400 jovens foram imunizados em pouco menos de um mês. O resultado foi abaixo do esperado pela Prefeitura. Daniele explica que muitos adolescentes já haviam sido imunizados em outros pontos de vacinação, como UBSs e pontos extras, ou não foram autorizados pelos pais a receberem o imunizante. Até mesmo, havia quem quisera acompanhar a imunização dos filhos, mas não tinha como estar junto. Quem tem de 12 a 15 anos, precisa da ciência dos pais ou responsáveis.

A titular da pasta acredita que houve dificuldade de comunicação entre os tutores e as escolas, mesmo que antecipadamente os formulários de autorização tenham sido encaminhados por meio dos alunos. Em uma das escolas visitadas, apenas um jovem foi vacinado, sendo que a equipe era composta por três servidores.

Daniele Meneguzzi enfatizou que é preciso de mobilização de todos para que Caxias consiga atingir os 90% de vacinados, o que permitirá maior controle sobre a doença, em termos de casos e hospitalizações e, inclusive, novas flexibilizações de restrições.

Na faixa dos 12 aos 14 anos, 64% dos caxienses receberam a dose inicial ou única. De 15 a 17 anos, esse percentual fica na casa dos 65%. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES).







Em breve
Nenhum jogo no momento.