Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Audiência Pública 18/09/2021 | 19h04

Audiência pública em outubro discutirá prazo para reativação de quartel dos bombeiros na zona norte


Audiência pública em outubro discutirá prazo para reativação de quartel dos bombeiros na zona norte
Foto: Luiz Chaves

O vereador Zé Dambrós (PSD)  está se articulando com diversas autoridades do Estado para irá reuní-las em uma audiência pública, no dia 04 de outubro. A intenção dele é definir uma data para início das obras de reativação do quartel de bombeiros da zona norte. 

Segundo estimativas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (Seplan), o custo inicial estimado é de R$ 1,2 milhão.  Além dos recursos orçados para a reforma do prédio, ainda seria necessário contratar efetivo de, aproximadamente, 12 bombeiros para atuar no quartel.

O funcionamento do quartel de bombeiros da zona norte foi interrompido em 2016. Desde então, Dambrós, que hoje compõe a Frente Parlamentar que trata do assunto no Legislativo, vem cobrando a reativação do quartel desde então. 

Em entrevista à Rádio Caxias, Dambrós disse que está cansado de promessas vazias e que pretende resolver a questão por meio da audiência pública, no dia 04 de outubro, estipulando prazos e responsabilidades. Para isso, ele convidou autoridades de diferentes esferas, a começar pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e também o  comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), coronel César Eduardo Bonfanti, que ainda não confirmou presença. 

Zé Dambrós também se mostrou insatisfeito com a medida que tirou mais de R$ 5 milhões do Fundo Municipal de reequipamento do Corpo de Bombeiros (Furebom), para aplicá-los no fundo de segurança do Estado.  Na opinião do parlamentar,  a situação de abandono que vive o quartel de bombeiros da zona norte que, inclusive, já foi alvo de depredação, não pode continuar.

O parlamentar garante que a reativação do quartel beneficiaria 32 bairros de Caxias do Sul, uma vez que a região norte concentra o maior contingente populacional do Município. 

Além disso, o quartel está próximo da Rota do Sol, locais em que acontecem muitos acidentes e que exigem o deslocamento constante do Corpo de Bombeiros do centro. No entanto, o tempo gasto nesse percurso acaba sendo determinante para salvar vidas.  Portanto, é vital a reativação desse quartel. 

Segundo Dambrós, essa urgência pode ser exemplificada ainda pelo histórico de incêndios que acometem a região, já que a área concentra muitas casas de madeira e pessoas em situação de vulnerabilidade social. 


Devem participar da audiência pública, maracada para outubro, os deputados estaduais, Carlos Búrigo (MDB), Elton Weber (PSB), Fran Somensi (PRB), Pepe Vargas (PT) e Neri, O Carteiro (Solidariedade). Além do  vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. 

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.