Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Economia 16/11/2019 | 14h53

Associação Gaúcha de Supermercados projeta melhor final de ano para as vendas desde 2010


Associação Gaúcha de Supermercados projeta melhor final de ano para as vendas desde 2010
Foto: Ilustrativa/Internet

Um estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) aponta que o aumento nas vendas de Natal e Ano Novo deve ser de 9,5%, maior percentual desde o ano de 2010. A pesquisa foi feita pelo Instituto Segmento Pesquisas, o qual entrevistou cerca de 20 empresários do ramo supermercadista; e mais de 200 consumidores maiores de 16 anos. Os produtos com maior índice de crescimento são os presentes para a família; os vinhos; itens de bazar; e pescados. Há destaque, ainda, para as cervejas e refrigerantes. Os presentes mais procurados nas lojas do setor são: bombons, chocolates, roupas e bebidas. Por outro lado, os itens com baixas expectativas são brinquedos; destilados e especiarias.

Atentos a oportunidades e promoções, os consumidores demonstraram, conforme a pesquisa, que concentrarão na última semana as compras para as festas. Ao todo, 69% dos gaúchos entrevistados deixarão as compras de Natal e Ano Novo para a última hora.

Segundo o assessor de comunicação da Associação Gaúcha de Supermercados, o ideal é que o consumidor visite o local onde pretende fazer as compras diversas vezes, buscando promoções e oportunidades, e deixe para a última hora somente o que faltar para as comemorações, como bebidas ou sobremesa. Francisco Brust avalia que a compra antecipada garante tranquilidade aos consumidores e também aos varejistas, evitando, filas, espera e falta dos produtos desejados.

Neste ano 45%, dos varejistas ouvidos apontaram que vão aumentar o número de funcionários durante as festas – no ano passado, apenas 20% dos supermercadistas informaram que contratariam temporários. No Rio Grande Sul, serão abertas 3,3 mil vagas temporárias de trabalho em supermercados para este período de festas e também para o verão. Além disso, 25% dos empresários entrevistados pelo Instituto Segmento Pesquisas apontaram que irão reformar, ampliar ou inaugurar lojas em 2020.


Departamento de Jornalismo da Rádio Caxias


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.