Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Contrariedade 16/09/2019 | 14h06

Associação critica medida que proíbe pesca nas barragens da cidade


Associação critica medida que proíbe pesca nas barragens da cidade
Foto: Divulgação

A Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais (Agapia) é contrária à liminar buscada pelo Executivo, e que proíbe a pesca esportiva nas barragens de Caxias do Sul. A proposta, que autorizava a liberação da atividade em quatro datas do ano, foi promulgada no final de agosto pelo Legislativo. No entanto, a prefeitura anunciou na última sexta-feira (13) que o Tribunal de Justiça suspendeu, em caráter temporário, a lei.

A liberação seria apenas para a pesca esportiva, ou seja, sem finalidade comercial e na modalidade de pescar e soltar. Dentre as nove barragens do município, a única imprópria para a pesca seria o Faxinal, por ser considerada parque ecológico. As nove barragens de Caxias são: São Paulo, São Pedro, São Miguel, Samuara, Maestra, Faxinal, Marrecas e duas em Galópolis.

Italo Franzoi Jr., diretor técnico da Agapia, lamenta a decisão do Executivo. Ele afirma que a liberação da pesca esportiva nas barragens seria uma ótima oportunidade para a comunidade de Caxias. Para ele, tanto o turismo como para preservação ambiental poderiam ser incentivados.

A Agapia é a maior associação de pesca com iscas artificiais do país. A pesca esportiva, ressalta Italo, é totalmente oposta à pesca predatória, e ajuda a conversar a natureza. Com a liminar, a proposta promulgada pelos vereadores está com os efeitos suspensos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.