Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Prática 14/08/2019 | 20h16

Associação cobra que prefeito sancione lei que insere o ensino da língua de sinais na rede municipal


Associação cobra que prefeito sancione lei que insere o ensino da língua de sinais na rede municipal
Foto: Divulgação/ Internet

A lei que insere a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na rede municipal de Caxias do Sul foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (13). A partir de agora, a expectativa das entidades ligadas ao setor é que o projeto, de autoria do vereador Rodrigo Beltrão (PT), seja sancionado pelo prefeito Daniel Guerra.

A secretária da Associação da Serra de Professores e Instrutores de Língua de Sinais, Arlise Zdrojewski, lembra que os projetos de inclusão eram um tema muito citado pelo então candidato Daniel Guerra, e por isso cobra a colocação da ideia em prática. A proposta regulamenta a inclusão do ensino do Código de Libras nas redes de ensino infantil e fundamental de Caxias do Sul. O que preocupa o grupo de professores é que o líder de governo, Renato Nunes (PR), foi o único a votar contra o projeto, e por isso Arlise salienta que seria uma desonra se o gestor municipal vetasse a proposta.

Arlise Zdrojewski, salienta que o projeto valoriza a língua de sinais. Segundo ela, a regulamentação de uma lei é importante, mas acima de tudo a valorização cultural também tem que ser aplicada pela população.

A aprovação do projeto, segundo Arlise, também vai abrir mercado de trabalho para as pessoas acometidas pela deficiência. De acordo com ela, surdos/mudos poderão ter uma formação na área da pedagogia e atuar nas escolas, ensinando a língua para as crianças. A integrante da Associação salienta ainda a importância de começar este estudo da língua na educação inicial, pois a criança tem mais facilidade em aprender uma segunda língua do que os adultos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.