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CAXIAS DO SUL

Comércio 05/08/2020 | 12h24

Às vésperas do Dia dos Pais, Procon alerta para cuidados básicos de segurança antes de compra on-line


Às vésperas do Dia dos Pais, Procon alerta para cuidados básicos de segurança antes de compra on-line
Foto: Divulgação/ Internet

Com a volta da bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado para a macrorregião da Serra, permitindo a reabertura do comércio não essencial, as compras para o Dia dos Pais, neste domingo (9) devem ser impulsionadas. Por conta disso, o Procon de Caxias do Sul reforça os cuidados que os consumidores devem ter na hora da compra, principalmente se for on-line.

Assim, em compras em lojas virtuais, o consumidor deve ficar atento à segurança do site, observando o certificado de segurança. Dagoberto dos Santos, coordenador do Procon no município, realça que o internauta deve optar por sites com boa reputação e desconfiar de páginas da internet que ele não conheça.

Antes de comprar em sites desconhecidos, é importante pesquisar o que outros consumidores relataram sobre a empresa nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui, que pode ser utilizado para se ter uma avaliação do atendimento da empresa. Mesmo assim, o coordenador do Procon pontua que, pela proximidade da data do Dia dos Pais, seja mais salutar ao consumidor comprar no comércio local, tendo em vista a reabertura nesta semana. 

De toda forma, Dagoberto dos Santos salienta que quem optar pela compra on-line tem o prazo de sete dias para desistir da negociação, independentemente do motivo, conforme definido no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Não há necessidade de o consumidor apresentar qualquer motivo para cancelar a compra.

O coordenador ainda informa que as consultas ao Procon de Caxias quadriplicaram no período da pandemia. Somente no mês de julho foram mais de 1,5 mil atendimentos on-line.

Caso o estabelecimento não esteja cumprindo as regras do Código de Defesa do Consumidor e as medidas sanitárias referentes ao coronavírus previstas em decreto municipal, o consumidor pode fazer a denúncia ou reclamação. Os canais de atendimento são o telefone 151, o WhatsApp 99929.8190 e o e-mail proconcaxias@caxias.rs.gov.br.
 


Departamento de Jornalismo


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