Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

90 Anos 03/12/2021 | 13h32

Apresentados os trajes de gala e de passeio das soberanas da 33ª Festa Nacional da Uva


CONFIRA O ÁUDIO


Apresentados os trajes de gala e de passeio das soberanas da 33ª Festa Nacional da Uva
Foto: Fabiano Provin/ Rádio Caxias


Departamento de Jornalismo

A Comissão Comunitária da Festa da Uva apresentou na noite de quinta-feira (02) os trajes oficiais das soberanas da 33ª edição do evento que ocorrerá entre os dias 18 de fevereiro e 6 de março, no Parque de Eventos, em Caxias do Sul. A rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann desfilaram com os vestidos de passeio e de gala no Salão Verde da sede campestre do Recreio da Juventude.

O jornalista e pesquisador Charles Tonet foi o responsável por elaborar a releitura que embasou a criação dos vestidos, sob competência da estilista Vivian Boff. Em entrevista à Rádio Caxias, Tonet explicou que quando foi proposta a pesquisa com base nos 90 anos da Festa havia dois caminhos a seguir: o primeiro, teria os elementos, as festas e os personagens que se destacaram nas nove décadas, o que seria difícil de fazer pelo fato de, talvez, não contemplar alguma memória importante.

A base do levantamento que concedeu liberdade criativa para a estilista foi pesquisada entre os anos de 1875 e 1932, período em que foram constituídos os elementos da Festa da Uva - rainha, desfile e feira agroindustrial. A partir dessa identificação, argumentou Charles Tonet, foram buscados todos os fatores e aspectos que representam esses três elementos na comunidade de Caxias do Sul.

O traje de gala da princesa Bianca presta reverência às primeiras exposições de uvas e também o primeiro corso alegórico. A cor é carmine, um rosa intenso que remete às variedades de uvas rosadas. O vestido da princesa Bruna homenageia todas as feiras que precederam a Festa e seus elementos articuladores. A cor é floratta, um azul intenso que remete às uvas tintas.

Por fim, o traje da rainha Pricila saúda a sede da primeira exposição de uvas em 1931, o Recreio da Juventude, e também o traje da primeira rainha, Adélia Eberle. A cor escolhida é o verde esmeralda, remetendo à sede juventudista.







Em breve
Nenhum jogo no momento.