Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 25/03/2020 | 16h30

Após pronunciamento de Bolsonaro, prefeito Cassina reitera orientação para que população fique em casa


Após pronunciamento de Bolsonaro, prefeito Cassina reitera orientação para que população fique em casa
Foto: Divulgação/ Internet

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou um novo decreto nesta quarta-feira (25). Em edição extra do Diário Oficial Eletrônico (Doe), o documento traz adequações nas medidas tomadas pelo Município para enfrentamento do coronavírus ao decreto do Governo do Estado.

O prefeito Flavio Cassina (PTB) e o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Elói Frizzo (PSB), realizaram uma transmissão ao vivo nas redes sociais pela manhã, ocasião em que pediram para que a população permaneça em casa para evitar a contaminação. Na noite de terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou em pronunciamento as medidas de confinamento em massa adotadas por municípios e estados.

Cassina e Frizzo, acompanhados da coordenadora das Vigilâncias, Andrea Dal Bó, reforçaram que as restrições em Caxias do Sul se mantêm, e estão somadas às novas medidas publicadas nessa quarta-feira. Estabelecimentos fechados para o público, como o comércio, a indústria e agora de serviços, podem ter atividades internas para manutenção e segurança, bem como para a realização de transações comerciais via aplicativo, internet, telefone e os serviços de entrega de mercadorias. No entanto, deve ser adotado escalonamento da mão de obra necessária, a fim de evitar aglomerações.

A proibição de novas hospedagens em hotéis, motéis e pousadas não se aplica a moradores da cidade que precisem se afastar de casa por residir com pessoa incluída no grupo de risco, residir com pessoa suspeita de contaminação ou profissionais da área da saúde. Farmácias e supermercados dos shoppings centers podem funcionar, mas dentro das normas já estabelecidas de redução de funcionários e restrição de público interno.

O decreto informa ainda que restaurantes e lanchonetes poderão realizar atividades no sistema tele-entrega e pegue e leve. Postos de combustíveis poderão funcionar das 07h às 19h, de segunda a sábado, ficando ainda vedada a manutenção de mesas para consumo nas dependências das lojas de conveniência.

O texto ainda autoriza o transporte de cargas, desde que atenda aos serviços essenciais. Além disso, o documento permite a abertura de oficinas mecânicas, borracharias, chapeação, comércio de peças, elevadores e refrigeração, e outros estabelecimentos e serviços que atendam aos serviços elencados.

O prefeito Flavio Cassina destacou a importância das medidas adotadas pelo Município. Ele clamou para que os idosos evitem sair de casa.

Andrea Dal Bó enfatizou que o Município segue contabilizando sete casos confirmados da doença, sendo que cinco estão sendo tratados em casa e dois curados. Outros casos estão em investigação e aguardando resultado de exames. Ela considera que a situação em Caxias do Sul é favorável, tendo em vista cidades como São Paulo.

O descumprimento das medidas restritivas previstas no decreto são passíveis de advertência e multa. Na reincidência, os estabelecimentos estarão sujeitos à interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.