Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 18/10/2020 | 07h56

Após nove meses, Secretaria Municipal da Agricultura retoma inseminação artificial de bovinos


Após nove meses, Secretaria Municipal da Agricultura retoma inseminação artificial de bovinos
Foto: divulgação / internet

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) retomou nesta quarta-feira (14) o serviço de inseminação artificial de bovinos, a partir da contratação da empresa Clinpec Serviços Veterinários Ltda, por meio de pregão presencial. A técnica de reprodução assistida havia sido suspensa por nove meses devido ao falecimento do antigo inseminador. A inseminação artificial de bovinos foi criada há cerca de 50 anos, sendo um dos mais antigos programas de apoio ao produtor rural no município.

De acordo com o titular da Smapa, Valmir Susin, no município existem mais de 40mil bovinos, e a inseminação artificial é um serviço essencial para melhorar a qualidade do rebanho. O secretário frisa que a demora para a retomada do serviço ocorreu em função da licitação pública por meio do pregão presencial.

 

O serviço tem um custo de R$ 47,40 por animal inseminado, sendo que metade do valor é custeado pela Prefeitura, assim como o deslocamento dos profissionais em uma distância de até 30 quilômetros da sede do município. Para solicitar o benefício, é necessário possuir talão de produtor e observar se a vaca entrou em cio nas últimas 12 a 18 horas. Os produtores rurais interessados no serviço podem contatar os inseminadores pelo telefone 3290-3800.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.