Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Evento 04/12/2020 | 19h36

Apesar da suspensão das atividades presenciais, livreiros mantêm otimismo com a Feira do Livro


Apesar da suspensão das atividades presenciais, livreiros mantêm otimismo com a Feira do Livro
Foto:Andressa Gallo/Prefeitura

A 36ª Feira do Livro teve início no dia 27 de novembro. No dia 30 do mesmo mês, a macrorregião da Serra foi fixada de forma definitiva na bandeira vermelha do distanciamento controlado do Estado, com uma série de novas restrições a fim de conter o alto número de casos de coronavírus. Com isso, toda programação presencial da Feira, inclusive sessões de autógrafos, tiveram de ser suspensas. A alternativa foi realocar as atividades para as plataformas digitais.

Devido a isso, somente a venda de livros será de forma presencial na Praça Dante Alighieri. Arcângelo Zorzi Neto, o Maneco, livreiro e presidente da Associação dos Livreiros de Caxias do Sul (Alca), é cauteloso ao avaliar o momento adverso. Segundo ele, houve toda uma preparação da categoria, junto com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que optou por adiar o evento de outubro para novembro e dezembro, esperando que já no final do ano a pandemia de coronavírus tivesse arrefecido, sendo, assim, possível manter uma Feira presencial. Ninguém contava que, nesse momento, os casos ativos se agravassem na região. 
Devido a isso, para ele, infelizmente, as vendas não correspondem com as expectativas dos livreiros, pelo menos nessa primeira semana do evento.  

Mesmo assim, Maneco mantém o otimismo e acredita que nos próximos dias, em função dos pagamentos, haja um acréscimo significativo nas vendas. Até o momento, o evento contabiliza mais de três mil livros vendidos. 
A livreira Sueli Cardoso de Souza também encara o evento de forma positiva. Para ela, nesse cenário de pandemia, é a Feira do Livro possível para esse momento. 

Para Guilherme Martinato, mesmo com os reveses, a Feira do Livro vem cumprindo o seu papel. Segundo ele, se tem notado um outro tipo de comportamento do consumidor, que evita circular tanto pelo evento, buscando, de forma direcionada, os livros específicos. 

A 36ª Feira do Livro segue até o dia 13 de dezembro. 
 


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.