Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Sabores 07/08/2020 | 15h11

Análises de uva e vinho são retomadas em Caxias do Sul por laboratório que é referência no País


Análises de uva e vinho são retomadas em Caxias do Sul por laboratório que é referência no País
Foto: Divulgação/ Internet

Inaugurado em dezembro de 2001, o Laboratório de Referência Enológica (Laren) estava com as atividades de análise paralisadas desde 2019. Na ocasião, foi encerrado o convênio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que geria os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis), com o governo estadual.

Uma nova entidade gestora do Fundovitis ainda não foi definida pelo Palácio Piratini. Contudo, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural decidiu retomar os serviços do Laren, que é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fazer análises físico-químicas em vinhos e derivados da uva e do vinho.

Segundo a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Estado, Fabíola Boscaini Lopes, o Laboratório examina vinhos para diversos países e tem estrutura capaz de investigar bebidas, bem como presta serviços e pesquisas. Fabíola fala sobre a importância da reativação do Laren.

O Laboratório de Referência Enológica fica no bairro Exposição, ao lado do Parque dos Macaquinhos, e é modelo para os países do Mercosul. Além das análises citadas por Fabíola Lopes, são feitos exames organoléptico, de densidade, extrato seco, de cinzas, grau alcoólico, de açúcares totais (que permite a classificação dos vinhos como seco, demi-sec ou suave), acidez total e volátil e anidrido sulfuroso total, entre outras.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.