Com a transição gradual feita pelo governo Federal do Mais Médicos para o programa Médicos Pelo Brasil, existe a possibilidade de Caxias do Sul ficar com 15 profissionais de saúde a menos para atender nos postos do município - cujos contratos se encerram no final do mês de agosto. A informação é do Conselho de Saúde, que se reuniu para tratar do assunto no dia 14 de junho.
Apesar de não ser confirmado oficialmente pelo município, o presidente do Conselho, Alexandre Silva, destaca que o tema vem sendo abordado junto aos representantes do grupo, inclusive com a presença de representantes técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
De acordo com ele, a mudança nos contratos traz novos critérios para a adesão de novos médicos ao programa, que não contemplaria o município de Caxias do Sul. Ainda segundo Silva, a medida vai afetar diversos outros municípios no país.
O dirigente sugere que o Município busque soluções junto ao governo Federal para que o município possa reverter essa processo.
O programa Médicos Pelo Brasil ofertou, inicialmente, 5 mil vagas. Dessas, 4.652 posições já foram confirmadas pelas gestões locais, das quais 595 foram destinadas ao cargo de tutores médicos e 4.057 para médicos bolsistas. Para o Rio Grande do Sul, são 33 vagas.