Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Água 14/01/2022 | 10h42

Agricultores vinculados à FAS e ao Pronaf terão isenção da taxa do caminhão-pipa


CONFIRA O ÁUDIO


Agricultores vinculados à FAS e ao Pronaf terão isenção da taxa do caminhão-pipa
Foto: João Pedro Bressan/ Divulgação Prefeitura de Caxias


POR DIEGO PEREIRA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Com o período de estiagem que atinge, principalmente, o interior do Município, a Prefeitura de Caxias publicou decreto nesta última quarta-feira (12) isentando usuários e agricultores da taxa de abastecimento por caminhão-pipa.

Eles devem ter vínculo por meio da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), junto à Fundação de Assistência Social (FAS) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), enquadrados nos grupos A, B ou A/C. Já os vinculados a Mapa integrantes do grupo V, terão 30% de desconto sobre a taxa.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, destaca a ação realizada pelo poder público diante do cenário de estiagem. Ele lembra que os interessados precisam ter local para armazenamento da água. Cada caminhão possui 15 mil litros. Contudo, Meletti informa que é possível dividir a quantidade com até três usuários, dentro de um perímetro de até cinco quilômetros.

O diretor-presidente pede que as pessoas façam a solicitação com antecedência de 24 horas ou mais, para que a autarquia possa se organizar na logística devido a distância entre as localidades. Ele também relata a importância de sinalizar bem o local que vai receber o abastecimento para otimizar a chegada dos caminhões.

Meletti reitera que a água é exclusiva para consumo humano, havendo controle de distribuição por parte do Samae. O atendimento do caminhão-pipa ocorre no interior do município onde não há abastecimento pela rede e tem o valor de R$267,60.  Os pedidos podem ser feitos pelo 115. O decreto de isenção  para o público beneficiado tem vigência de 180 dias.

No dia 07 de janeiro, a Prefeitura decretou situação de emergência no interior devido a escassez de chuvas.







Em breve
Nenhum jogo no momento.