Rádio Caxias

Notícias



NOTÍCIAS

30/06/2021 | 07h15

A educação e possíveis temas para redação em vestibulares


A educação e possíveis temas para redação em vestibulares

A educação e possíveis temas para redação em vestibulares

O contexto de pandemia vivido atualmente impôs severas restrições em diversos setores da sociedade.

Vemos horários específicos de funcionamento dentro de estabelecimentos comerciais, números que restringem o número de pessoas por estabelecimento e também a utilização de máscaras e álcool em gel em locais públicos.

Contudo, um dos setores da sociedade que mais foi afetado pela realidade que vivemos diante da pandemia é a educação.

Atualmente, estamos na reta final da pandemia e em um período de normalização perante aos estragos que a pandemia trouxe.

No entanto, por vários meses as aulas ocorriam de forma remota, vestibulares foram cancelados e a pesquisa em diversas universidades foi comprometida.

Pensando na importância da educação neste momento, hoje veremos alguns pontos onde a educação é fundamental durante a pandemia.

E também, pensando em quem irá prestar vestibular ao final deste ano, iremos ver assuntos ligados à educação que podem aparecer nas mais diversas provas.

Os assuntos que abordaremos são:

1. Redação sobre ética na educação

2. Redação sobre educação a distância

3. Redação sobre educação inclusiva

Ainda, dentro de cada um destes temas será possível ver o papel da educação neste período.

 

A ética na educação e sua importância no âmbito escolar

O primeiro assunto que pode aparecer em redações na forma de ensaio ou dissertação é a ética dentro do ambiente escolar.

Quando falamos de ética na educação, devemos pensar no preceito básico de educação. A escola e ambientes escolares não possuem simplesmente a função de formar profissionais.

Mas, possuem também a função de formar cidadãos, ainda mais quando falamos de educação infantil e educação fundamental.

Na educação infantil, por exemplo, as crianças tendem a passar mais tempo na escola em contato com seus professores do que em casa com contato dos pais.

Isso ocorre pois muitas vezes os pais da criança estão trabalhando ou até, em casos mais delicados, a criança é órfã e não possui pai nem mãe.

Pensando nesta realidade, o professor e os funcionários de uma escola ou de um espaço de educação informal possuem a missão de educar seus alunos, além de passar conhecimento.

De acordo com o website Núcleo do Conhecimento, diante de todos os problemas e desafios que a educação enfrenta atualmente, a ética deveria ser mais abordada no currículo escolar, podendo atuar como um parâmetro de equilíbrio e igualdade social.

 

Educação a distância em um contexto de pandemia

Outro assunto que toca à educação e que é indispensável é a adesão do tão falado EAD ao longo da pandemia.

Que existem prós e contras relativos a este modelo de ensino, todos sabem. Contudo, quais exatamente são esses pontos e como anda o EAD no Brasil atualmente?

Existe há alguns anos o debate sobre a adoção do Ensino à Distância versus o Ensino Presencial no nosso país.

Contudo, quem se mostrava cético à aplicação do modelo EAD de ensino, foi derrotado pela chegada da pandemia, que trouxe a necessidade de adotarmos este modelo, ao menos nesta situação, à tona.

No entanto, como prós e contras deste modelo, podemos evidenciar:

Vantagens

Desvantagens

Possibilidade de revisão de conteúdo

Acessibilidade à tecnologia

Ritmo individual de estudo

Disponibilidade

Aprendizado de novas habilidade

Uso de ferramentas digitais

Novas formas de ensinar e aprender

Sobrecarga

Flexibilidade nos horários

Acesso à Internet

 

Educação inclusiva e oportunidades para todos

De acordo com a definição proposta pelo Wikipédia, a Educação Inclusiva é definida pela adoção de processos que ampliam a participação de todos os alunos e estudantes dentro de escolas e espaços de educação informal.

Portanto, de maneira simplificada, a Educação Informal é pautada na facilidade de acesso à escola para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores de necessidades especiais.

Durante a pandemia, é necessário dizer que os desafios enfrentados por alunos não portadores de necessidades especiais são acentuados em alunos que possuem estas necessidades.

Segundo o website Diversa, especializado em educação inclusiva, durante a pandemia as crianças que apresentavam progressos relacionados ao desempenho e sua autoconfiança, mostraram um retrocesso significativo durante a pandemia.

Isso ocorre principalmente devido a ausência de profissionais capacitados que auxiliam estes alunos dentro do ambiente escolar.

Estes profissionais são capazes de proporcionar instruções, afeto e orientações para estes alunos. Portanto, sua ausência representa novos desafios para o aluno.

Contudo, os professores têm contado com o auxílio do Microsoft PowerPoint, que permite a adição de conteúdos interativos ao longo de suas aulas, como:

  • Vídeos
  • Imagens
  • Áudios
  • Aumento de fonte
  • Mudança de cores 
  • Aumento na tela

Portanto, para conferir o direito que estes alunos têm à educação, as escolas têm utilizado esses recursos, visando auxiliar o máximo possível para que o rendimento escolar dos alunos portadores de necessidades não seja comprometido.

 







GALERIA







Em breve
Nenhum jogo no momento.