Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Atendimentos 16/06/2019 | 21h15

Plano de Contingência da Saúde funciona dentro da capacidade na primeira semana


 Plano de Contingência da Saúde funciona dentro da capacidade na primeira semana
Foto: Douglas Barreto / Rádio Caxias

A condição do tempo atípica para esta época do ano, com períodos até de calor, foi um dos fatores que contribuiu para que a demanda na primeira semana de operação do Plano de Contingência não alcançasse a capacidade máxima. Conforme o secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, os fluxos de atendimento foram considerados tranquilos desde a segunda-feira da semana passada (10) na Clínica Clélia Manfro e na UPA Zona Norte.

O titular da pasta explica que a Unidade de Pronto Atendimento atende a uma média de 400 pessoas por dia, sendo que desse total, 300 envolvem casos de baixa prioridade, em que os pacientes recebem pulseira azul. Com o plano de retaguarda, contratado pela Prefeitura, a capacidade do Município em atender a população aumenta cerca de 30%, ou seja, mais 100 pacientes adultos diários. Revela que essa capacidade extra não foi superada, ficando em 60 pessoas por dia.

Freitas da Rosa salienta que a média história de aumento na procura pelos serviços de saúde, durante a época mais fria do ano, gira entre 20% e 30%. Diante disso, ele aguarda o comportamento do tempo dos próximos dias para poder avaliar com maior precisão a adesão ao Plano de Contingência.

A medida faz parte de um contrato feito pela Prefeitura com a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, no valor de R$ 1,1 milhão. O convênio serve para atender casos de menor complexidade, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Além da capacidade de atendimento para 100 pacientes adultos por dia, também foram comprados 15 leitos hospitalares. Eles serão utilizados para a demanda em geral da rede pública de saúde. O contrato é válido por três meses, mas pode ser prorrogado em caso de necessidade.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.