Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Declaração 06/12/2019 | 14h35

Freis declaram que não se sentiram incomodados com proibição de uso da Praça Dante para bênção


 Freis declaram que não se sentiram incomodados com proibição de uso da Praça Dante para bênção
Foto: João Romanini/ Capuchinhos

Os freis Nilmar Gatto e Jaime Bettega estiveram nesta sexta-feira (06) na Câmara como testemunhas do prefeito Daniel Guerra (Republicanos) no processo de impeachment. A oitiva começou às 10h05, quando o presidente da Comissão Processante, vereador Alceu Thomé (PTB), apresentou os demais integrantes da mesa.

Na sequência, Thomé cedeu a palavra para a leitura da tramitação da denúncia ao vereador Elisandro Fiuza (Republicanos). A leitura foi realizada com a presença dos dois depoentes na Sala de Comissões. Os freis estavam acompanhados da procuradora-geral do Município, Cássia Kuhn.

Inicialmente, a procuradora-geral foi quem fez os questionamentos aos freis. Por parte da Comissão Processante, apenas a relatora do grupo, a vereadora Paula Ioris (PSDB) foi quem fez perguntas às testemunhas. Todas estiveram relacionadas à proibição da benção dos freis na Praça Dante Alighieri.

Às 10h30, Jaime Bettega foi retirado da sala, respeitando o rito da oitiva, para que Nilmar Gatto pudesse depor. O procedimento foi repetido mais tarde, quando Bettega ocupou o microfone.

O frei Nilmar Gatto, perguntado sobre o impacto da decisão da Prefeitura, declarou que, quando os franciscanos souberam da notícia, logo encontraram alternativas, as quais foram a Catedral Diocesana e a Igreja Imaculada Conceição. Para o religioso, não houve complicações diante da medida.Às 10h52, a sessão foi suspensa para a segunda testemunha prestar as informações. O frei Jaime Bettega explicou que a Prefeitura havia dado como alternativa à praça Dante o largo do Centro Administrativo. Reiterou, porém, que a organização optou por realizar a benção nos espaços religiosos.

Inclusive, considerou a mudança um potencial para atrair mais pessoas, tendo em vista a parceria com os padres da Catedral. Bettega enalteceu que o foco sempre foi a benção, e que a proibição não geraria prejuízo ao tradicional evento.

A oitiva se encerrou pouco antes das 11h30. Até o meio-dia, não havia sido divulgada a data do depoimento do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). Cássia Kuhn informou que o aviso seria feito até o fim da tarde dessa sexta-feira. A Comissão Processante sugeriu três datas para a ocasião: sexta-feira (06), às 14h ou 18h; sábado (07), às 08h30; ou segunda-feira (09), às 09h ou 14h. O denunciado será o último a ser ouvido nesta etapa do processo de impeachment.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.