A “Pesquisa de Empregos Temporários 2024” realizada pela Fecomércio-RS entre 18 de setembro e 05 de outubro, apontou que 46% das empresas varejistas gaúchas efetuarão algum tipo de contratação para reforçar suas equipes, pensando nas movimentações de fim de ano. A pesquisa abordou 837 estabelecimentos voltados a atividades de comércio varejista que enfrentam aumento de demanda no período, nas principais cidades de cada Macrorregião do Estado: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Ijuí e Pelotas.
O levantamento indica um aumento no volume de contratações em relação ao mesmo período de 2023. Entre os estabelecimentos que contratarão, 60,3% responderam que repetirão o nível do ano passado, enquanto 25,9% responderam que contratarão em volume maior neste ano. De acordo com Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS, o aumento das contratações se deve a dois motivos básicos.
A maioria dos contratantes que respondeu a pesquisa, apontou que o início das atividades deve se dar até o mês de novembro (49,1%). Já o encerramento dos vínculos, a maioria terá seu fim nos primeiros meses do ano, em janeiro (49,6%) e fevereiro (22,1%).
Quanto aos modelos de contratação mais buscados, questão que permitia múltiplas escolhas, os contratos de experiência foram os mais citados (64,7%). Contrato por tempo indeterminado (38,2%) foi a segunda forma mais citada, seguida por contrato de trabalhador temporário (22,9%).
A maior parte dos empreendimentos (88,8%) procura trabalhadores para função de vendas, mas também há vagas para caixa/crediário e estoque/depósito. Quanto as principais exigências para contratação, a pesquisa mostra que disponibilidade de horário (41,1%) é a mais citada, seguida por grau de instrução (40,8%) e experiência na atividade almejada (37,6%).