Quem circula pela 34ª edição da Festa da Uva, além de conhecer a história do evento, pode apreciar os mais variados itens que são comercializados. Ao chegar no Pavilhão 2, por exemplo, é possível contemplar a Mostra das Orquídeas. O local apresenta as mais diversas espécies da flor conhecida por se reproduzir com sementes que são carregas pelo vento e que podem apresentar variadas formas, tamanhos e cores.
Conforme a responsável pela mostra e Associação de Orquidófilos de Caxias do Sul, Jordana Montanari, os visitantes podem adquirir os produtos ou apreciar o local que conta com espécies variadas e muitas vezes difíceis de serem encontradas. Ela salienta que durante o último final da Festa, ocorre ainda a exposição regional de orquídeas com colecionadores de todo o Estado.

Entre as espécies mais comercializadas estão as Cattleyas, conhecidas por possuir flores grandes e vistosas e as Vandas, espécie nativa de regiões tropicais da Ásia, como Filipinas, Tailândia e Índia, e que podem ser encontradas em diversas cores, como rosa, roxo, amarelo, laranja e branco. As flores Vandas são conhecidas por ficarem suspensas e podem chegar a medir até 15 centímetros de diâmetro.
Ainda segundo Jordana, esta é a primeira vez que a ocorre um espaço destinado para Orquídeas na Festa Nacional da Uva. Ela salienta que o orquidário tem chamado a atenção e serve como fator primordial para comercialização e expansão da mostra para as próximas edições.
No orquidário, é possível encontrar preços que variam desde R$ 12 até R$ 180. O público pode visitar o espaço localizado no Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos até o dia 3 de março, no encerramento do evento tradicional da serra Gaúcha.