As novas atrações do Parque Mário Bernardino Ramos, o Museu da Festa da Uva e o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, serão abertas ao público no dia 7 de março, marcando o início da Festa das Colheitas 2025. A inauguração dos museus ocorrerá durante a abertura oficial da festa, em Caxias do Sul. O projeto foi idealizado pela diretoria da empresa Festa da Uva S/A, com o apoio das Secretarias do Turismo e da Cultura. Os museus, que têm acessibilidade garantida, estarão abertos ao público de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. A visitação começa no dia da abertura da festa, a partir das 16h.
O Museu da Festa da Uva homenageia uma das maiores celebrações comunitárias do Brasil, trazendo um acervo que retrata a história do evento, desde a primeira edição, realizada em 8 de março de 1931, no Clube Juventude, até os dias atuais, quando atrai visitantes do Brasil e do exterior. A exposição destaca o período em que a festa passou a ser realizada no Parque Mário Bernardino Ramos, consolidando o evento no local. O acervo inclui quadros das rainhas e princesas, vestidos, coroas, joias, além de registros dos ex-presidentes da festa. A linha do tempo da mostra também revela curiosidades, como a criação do concurso de rainha, na terceira edição da festa, em 1933, que coroou Adélia Eberle.
Já o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp será reinaugurado para resgatar e preservar a memória histórica e cultural do imigrante italiano e os descendentes. A exposição leva os visitantes a uma viagem pela trajetória dos imigrantes, desde a chegada ao Monumento Nacional ao Imigrante até seu acolhimento na comunidade de Forqueta, onde se estabeleceram.
As novas atrações do Parque Mário Bernardino Ramos, o Museu da Festa da Uva e o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, serão abertas ao público no dia 7 de março, marcando o início da Festa das Colheitas 2025. A inauguração dos museus ocorrerá durante a abertura oficial da festa, nos Pavilhões da Festa da Uva. O projeto foi idealizado pela diretoria da empresa Festa da Uva S/A, com o apoio das Secretarias do Turismo e da Cultura.
As visitas guiadas ao parque e seus atrativos podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].