Nesta semana, se encerra o prazo para os proprietários de veículos que ainda não realizaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 no Rio Grande do Sul aproveitarem os maiores descontos, que podem chegar a até 24,80%, com os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão. Até sexta-feira (31), os condutores ainda poderão garantir o desconto de 6%, atualizado pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) do Rio Grande do Sul, que é o indexador utilizado para corrigir tributos e taxas estaduais. Após esse período, o desconto será reduzido gradualmente: 3% em fevereiro e 1% em março, desaparecendo em abril, quando o valor será integral e ajustado pela inflação.
Além de ser a última chance para economizar no pagamento do tributo, esta é também a última semana para os condutores optarem pelo parcelamento. O IPVA 2025 pode ser parcelado em até seis vezes. No entanto, para utilizar essa opção, o pagamento da primeira parcela precisa ser feito até sexta-feira. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento deverão gerar um novo QR Code a cada mês.
Até o dia 26 de janeiro, foi registrado um pagamento de cerca de R$ 131 milhões em Caxias do Sul. A cidade é a segunda com o maior número de veículos no estado, com cerca de 5% da frota total, o que representa aproximadamente 200 mil veículos.
A cidade espera arrecadar cerca de R$ 180 milhões até o final de janeiro, alcançando aproximadamente 50% do valor total esperado. A quantidade de veículos que já quitaram o imposto também tem se mantido em um percentual considerável, com a expectativa de que mais de 90 mil veículos tenham sido pagos até o fim do mês.
O delegado substituto da Receita Estadual em Caxias do Sul, Volni Franzoi, destaca a arrecadação do IPVA na cidade e compara o desempenho com o ano anterior. Embora os números estejam próximos, ele afirma que a arrecadação deste ano representa um cenário um pouco mais desafiador. Até o momento, foi registrado o pagamento de cerca de 40% do valor total do IPVA, enquanto no ano anterior esse índice foi de aproximadamente 45%. Franzoi salienta que os condutores aproveitem os descontos disponíveis.
Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o código Renavam e a placa do veículo nos bancos da rede credenciada. Também é possível gerar um QR Code para facilitar o pagamento.
Os pagamentos podem ser realizados nos canais de internet banking dos bancos Banrisul, Bradesco (somente para correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (também apenas para correntistas). O aplicativo oficial do IPVA RS oferece a opção de pagamento via QR Code. É importante utilizar apenas aplicativos oficiais para garantir a segurança. Além disso, o pagamento pode ser efetuado nas lotéricas da Caixa Econômica Federal ou via PIX.