A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ª DIN/DENARC), deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Virgínia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o comércio ilegal de drogas e armas de fogo. A ação abrange diversas regiões do estado, com destaque para as diligências realizadas na Serra Gaúcha, especialmente, nos municípios de Bento Gonçalves e Gramado, mas também em Porto Alegre, Viamão, São Leopoldo, Erechim e Curitiba/PR.
Ao todo, estão sendo cumpridas 32 ordens judiciais: 11 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. As ações ocorrem simultaneamente em Porto Alegre, Viamão, São Leopoldo, Erechim, além das cidades da Serra Gaúcha e em Curitiba, no Paraná.
Em Bento Gonçalves e Gramado, os policiais civis realizaram buscas em imóveis ligados a integrantes do esquema criminoso, com o objetivo de localizar entorpecentes, armas, dinheiro e documentos que comprovem a atuação da organização na região. As investigações apontam que esses municípios vinham sendo utilizados como pontos estratégicos para a distribuição de drogas, devido ao intenso fluxo turístico e à logística de transporte.
Segundo a Polícia Civil, a operação é fruto de uma investigação de longo prazo, que identificou a estrutura do grupo e seus principais operadores. A ação também visa enfraquecer o poder financeiro da organização, responsável por abastecer diferentes regiões com armamento e substâncias ilícitas.
Mais informações sobre prisões, apreensões e desdobramentos da Operação Virgínia devem ser divulgadas ao longo do dia.