A Operação Verão Total oferece serviços especiais para quem aproveita o litoral gaúcho e se destaca por iniciativas inclusivas como o banho assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A ação é promovida pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), e acontece em guaritas acessíveis localizadas à beira da praia, durante o horário de funcionamento das estruturas.
Lançada oficialmente em 21 de dezembro, a Operação Verão Total é uma iniciativa integrada do governo do Estado do Rio Grande do Sul que envolve diversas secretarias e órgãos. O objetivo é garantir a prestação de serviços públicos sazonais aos turistas e veranistas que frequentam praias, lagoas e balneários do estado.
A operação está organizada em cinco eixos temáticos: Mobilidade, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social e Comunicação, que abrangem uma ampla gama de ações. Entre os serviços oferecidos estão a promoção da segurança dos banhistas, educação no trânsito, divulgação de destinos turísticos, melhorias em rodovias, transporte rodoviário e conscientização ambiental.
Na edição de 2022/2023, participaram 5,4 mil agentes de Segurança Pública, além de equipes de outros órgãos, com um total de 39 entidades do Executivo estadual envolvidas no projeto.
Nesta edição, a operação mobiliza 3.518 agentes, entre eles 1.080 da Brigada Militar ,174 do Corpo de Bombeiros, 1.168 da Polícia Civil, além de 966 guarda-vidas, sendo 665 militares e 301 civis. Também foram disponibilizadas 570 viaturas, sendo 210 da Brigada Militar e 45 do Corpo de Bombeiros, para garantir um atendimento eficaz às demandas do público.