Na tarde desta sexta-feira (31), uma ação conjunta entre a Polícia Civil por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul e a Guarda Municipal, deflagrou a Operação Tríplice Fronteira que teve como objetivo combater o tráfico de drogas nas regiões próximas de escolas nos bairros Santa Fé, Vila Ipê e Belo Horizonte.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão durante a operação, resultando nas prisões de seis pessoas sendo duas mulheres de 22 e 28 anos, e quatro homens com 19, 27, 31, e 45 anos. Ainda um homem de 41 anos foi localizado com mandado de prisão preventiva, em decorrência de violência doméstica.
Na ação os policiais apreenderam diversas porções de crack, maconha e cocaína, destacando a intensa atuação do tráfico na região. Essa operação contou com o apoio das Delegacias de Polícia de Caxias do Sul e de Farroupilha, onde reforça a integração entre as forças de segurança no combate a criminalidade.
Investigações apontaram que grupos organizados atuavam na exploração do tráfico de drogas nas imediações das instituições de ensino e saúde, expondo a segurança de estudantes, professores e moradores das regiões. Com a operação, existe estimativa de uma redução impactante das atividades criminosas nesses locais.
Os presos foram encaminhados a DRACO e em seguida ao sistema prisional de Caxias do Sul.