Com previsão de conclusão para o final do mês de abril, a recuperação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, deve ser entregue dentro do prazo estipulado no cronograma inicial, mesmo com a instabilidade climática que chegou a cidade no início do mês. Segundo o diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki, havia a possibilidade das obras serem finalizadas ainda no mês passado, se a meteorologia contribuísse. Mas como não foi este o caso, os trabalhos não puderam ser executados.
As obras na pista iniciaram em 27 de janeiro e avançavam rapidamente, no início de março mais de 90% dos trabalhos já estavam concluídos. No entanto, durante o último mês foram poucos dias de tempo estável o que adiou a conclusão dos trabalhos.
As intervenções são realizadas durante a noite e nas primeiras horas da manhã, para minimizar o impacto nas operações. Durante o dia, das 11h às 19h, o aeroporto opera normalmente, recebendo voos das companhias Azul, Gol e Latam, com destinos para os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, respectivamente.
Quanto a homologação do PAPI (Precision Approach Path Indicator), Cleberson ressalta que o aeroporto aguarda uma nova visita do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea, para realização dos voos de inspeção.
O PAPI é um equipamento avançado que auxilia pilotos na correta altitude de aproximação durante o pouso, mesmo em condições de baixa visibilidade, como em situações de neblina. A instalação do equipamento ocorreu ainda no ano passado e desde então aguarda pela homologação para uso.