Com o cronograma inicialmente previsto para o fim deste mês, as obras na pista do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, foram concluídas na noite de quinta-feira (10). Iniciadas em 27 de janeiro, as intervenções avançaram dentro do esperado, mesmo com as intercorrências climáticas que atingiram a região no começo de abril.
Os trabalhos consistiram na aplicação de uma nova camada de pavimentação asfáltica, específica para a circulação de aeronaves, em toda a extensão da pista, com cerca de 2 quilômetros. Além disso, a sinalização horizontal foi restaurada, o investimento total foi de R$ 7 milhões. Com o objetivo de evitar impactos nas operações do aeroporto, as obras foram realizadas durante a noite e nas primeiras horas da manhã.
O diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki, destaca a conclusão dos trabalhos como uma entrega importante para a comunidade. Ele ressalta que as melhorias devem proporcionar mais segurança operacional e possibilitar a viabilização de novos voos no espaço aeroportuário.
Mesmo durante as melhorias, o aeroporto continuou operando normalmente, com voos das companhias Azul, Gol e Latam, com destinos para os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, respectivamente. Além disso, no próximo mês, a Gol passará a oferecer uma ligação direta para o Rio de Janeiro, com frequência semanal de dois voos.
As intervenções foram realizadas pela empresa Traçado Construções e Serviços, também responsável por restaurar a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após as enchentes de 2024. Em alguns trechos da pista foi necessária a retirada de até 15 centímetros do pavimento antigo para remover as fissuras existentem. Também houve a supervisão de uma equipe técnica da Orion Aeroportos, assegurando que as obras atendessem padrões de qualidade e segurança.
Agora, o aeroporto aguarda uma nova visita do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira, para a realização dos voos de inspeção necessários à homologação do PAPI (Precision Approach Path Indicator), equipamento instalado no ano passado.