A abertura da licitação para a execução dos itens remanescentes da obra de acesso ao bairro Planalto vai ocorrer dia 27 de janeiro, conforme a Secretaria Municipal de Obras (SMO). O edital foi publicado nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial. As obras no local estão paralisadas desde maio de 2024.
O valor máximo orçado para a contratação da empresa é de R$ 4,7 milhões. Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O diretor do escritório de projetos da Secretaria de Obras, Reinaldo Toscan Neto, comenta sobre os prazos para início dos trabalhos.
Segundo Reinaldo, cerca de 25% da obra foi concluída, cabendo a empresa vencedora realizar o restante. As duas empresas anteriores vencedoras da licitação rescindiram os contratos de execução da obra. O primeiro foi encerrado por ausência de um plano de execução adequado e pela não iniciação dos trabalhos após a ordem de início. Após a segunda rescisão de contrato, a Codeca foi acionada emergencialmente para garantir o acesso à comunidade. Entre as intervenções realizadas, se destaca a pavimentação do entroncamento da Avenida Marcopolo com a BR-116, que possuía apenas a base da pista, e a aplicação de uma camada de 4 cm de asfalto.
A Prefeitura também realizou melhorias no local, através da Secretaria de Obras, executando manutenções nas redes de drenagem e instalando novas bocas de lobo, além da construção das calçadas para dar mais segurança aos pedestres. Reinaldo ressalta os itens ainda pendentes para conclusão da obra de acesso ao bairro.
A obra teve início em novembro de 2023 e deveria ter sido concluída em julho de 2024.