O primeiro mês do ano é época da campanha Janeiro Branco, movimento brasileiro sobre saúde mental que convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, e, desde 2023, é tida como lei federal. A Rádio Caxias conversou com uma profissional da saúde mental sobre tema.
Suzymara Trintinaglia é psicóloga clínica. Ela afirma que o Janeiro Branco é uma campanha de alerta para toda a população e uma conscientização para as pessoas. Ela diz que o mês escolhido é janeiro, porque é o início de um novo ano, dando as pessoas oportunidade de recomeçar, prestando atenção na saúde mental.
Todo ano há um tema. O de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva. Suzymara destaca atitudes que são benéficas para a mente, como exercício físico, andar com pessoas que nos fazem bem, e claro, a psicoterapia.
Quem quiser apoiar a campanha Janeiro Branco pode baixar gratuitamente folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos no site oficial do Movimento Janeiro Branco. Os materiais vêm com orientações didáticas e acessíveis sobre saúde mental.