Uma das canções de sucesso do cantor Ivan Lins diz que “começar de novo e contar comigo,
vai valer a pena ter amanhecido”. No entanto, este é apenas um, de tantos outros exemplos que existem, de músicas que falam sobre positividade. E de como a maneira como a gente enxerga a vida e lida com os problemas pode deixar a jornada mais leve ou árdua. Quem concorda é a capixaba Adriana Voloski, que também é designer de interiores e influenciadora digital, muito conhecida por criar conexões com seus seguidores nas redes sociais. Em entrevista para a Rádio Caxias, a profissional refletiu sobre como a gratidão transformou a vida, deixando um recado de otimismo para os ouvintes, neste final de ano.
Adriana revelou que sua verdadeira paixão nunca foi apenas sua área de formação, mas sim a criação de laços e conexões humanas. “Eu falo que eu gosto de gente”, brincou ela, lembrando de sua trajetória profissional. Adriana destacou que, ao longo da carreira, seu foco sempre foi reunir pessoas, um exemplo disso foi a criação do evento “Café com Design”, em Vitória no ES, que promovia encontros entre profissionais da área e lojistas, além de apresentar novos talentos no mercado de design e arquitetura. Com o tempo, a vida de Adriana passou por mudanças, o que a levou a se reinventar. A transição para a criação de conteúdo digital e mentoria aconteceu após um período de dificuldades.
“Eu não via as coisas do lado bom, sempre estava reclamando, queria fazer tudo melhor e as coisas não funcionavam”, afirmou a influenciadora. Foi, então, que sua filha a incentivou a mudar sua perspectiva. “Mãe, para de reclamar, você tem que agradecer, olha as coisas que você tem”, disse a filha, um conselho que virou um ponto de inflexão em sua vida.
Adriana conta que, a partir dessa mudança de mentalidade, ela começou a enxergar a vida de outra forma, focando na gratidão. Além disso, ela compartilhou uma frase que considera fundamental em sua jornada: “A gente tem o poder de abençoar ou amaldiçoar a nossa vida”, do filósofo Sêneca. Para Adriana, a gratidão tem o poder de transformar a realidade.
“Se você acordou, você recebeu um presente. Viva esse presente”, enfatizou.
A entrevistada garante que a mudança de hábitos, de se concentrar no positivo e de agradecer por pequenas e grandes coisas, fez com que a energia ao seu redor mudasse para melhor. “Nós somos energia. Tudo muda ao nosso redor. A nossa energia flui e você começa a iluminar a vida das pessoas”, disse Adriana, ressaltando que a autoestima e o cuidado consigo mesmo são essenciais para essa transformação. Para ela, quando nos cuidamos, seja da saúde, do trabalho ou do bem-estar emocional, a vida começa a fluir de maneira mais harmoniosa.
Adriana também abordou a importância de se reinventar e acreditar em si mesma, mesmo diante de mudanças ou desafios. “Imagina se eu tivesse medo de começar de novo. E se eu não confiasse em mim e não acreditasse que sou capaz?”, refletiu, acrescentando que, ao chegar em Caxias, inicialmente, decidiu observar o mercado e entender como as coisas funcionavam, sem pressa de voltar ao trabalho.
Ela finalizou a entrevista com uma mensagem de otimismo, especialmente para o fim de ano: “Agradeça todos os dias por tudo. O simples fato de acordar já é uma bênção. Isso muda a nossa energia e, com ela, o nosso mundo.”