A eleição da OAB Subseção Caxias do Sul, realizada no último dia 22, elegeu o advogado Maurício Grazziotin como novo presidente da entidade para o triênio 2025-2027. Grazziotin venceu a eleição com a chapa 11, a qual traz como lema a “União” da advocacia da cidade e dos municípios vizinhos, a saber: Antônio Prado, São Marcos e Flores da Cunha. A vitória de Grazziotin, que obteve 1.470 votos, marca um momento histórico para a subseção, já que foi a primeira vez que três chapas concorreram ao cargo de presidente e diretoria.
Em entrevista à Rádio Caxias, o novo presidente esclareceu os pontos que envolveram o processo eleitoral e o suposto “rompimento” com a gestão anterior. Segundo Grazziotin, a decisão não partiu da sua parte, mas da atual presidente, que optou pela reeleição, uma decisão legítima dentro das normas da OAB, mas que acabou criando um distanciamento. O novo presidente enfatizou que a eleição foi marcada por um movimento de união, buscando representar todos os advogados da região e não apenas os votos conquistados.
Grazziotin destacou que, ao longo de sua gestão, a prioridade será fortalecer a relação da advocacia com as instituições que impactam diretamente o exercício da profissão, como o Judiciário, cartórios, delegacias e presídios. Ele também defendeu uma postura mais ativa da OAB em relação às questões que afetam as prerrogativas dos advogados e a democracia no Brasil. O novo presidente citou a recente movimentação contra decisões do Supremo Tribunal Federal que, segundo ele, prejudicam o devido processo legal e a atuação dos advogados.
Em relação à postura política da OAB, Maurício Grazziotin reforçou que a instituição não tomará partido político, mantendo a pluralidade de ideias dentro da entidade. Inclusive, ele garante que a pluralidade política foi respeitada na composição da diretoria eleita, com a inclusão de advogados com diferentes perspectivas partidárias. No entanto, Grazziotin deixou claro que a OAB se posicionará firmemente contra qualquer afronta ao devido processo legal e à constituição, como no caso de juízes que investigam, julgam e sentenciam sobre seus próprios recursos.
Com um desafio pela frente de unir a advocacia e fortalecer as relações institucionais, Grazziotin se comprometeu a manter as portas abertas para todos os advogados da subseção, para ouvir suas propostas, críticas e contribuições para o aprimoramento da profissão e da entidade.
Entidade
A OAB Caxias do Sul é a maior subseção do Estado, com cerca de 7 mil advogados inscritos, e a vitória de Grazziotin representa a responsabilidade de liderar uma das maiores representações da classe no Rio Grande do Sul.