Na última semana, ocorreu reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). Após, foi realizada a posse do novo presidente da AMESNE sendo eleito Sérgio Chesini, prefeito de Garibaldi, até março de 2026. O evento contou com a presença da coordenadora da Comissão de Estudos para o Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com vias de ser instalada em Caxias do Sul.
Em entrevista à reportagem da Rádio Caxias, Chesini afirmou que, em sua opinião, a UFRGS já deveria estar a mais tempo na região da Serra. Segundo ele, a universidade federal chega para trazer qualificação na educação em um mundo que conta cada vez mais com avanços tecnológicos.
Questionado sobre uma possível dificuldade no quesito mobilidade, já que o campus da UFGRS deve ser instalado no atual Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Chesini afirmou que isso não é problema, e que assim como na sua cidade, Garibaldi, também os outros municípios que já fornecem transporte para os universitários não devem enfrentar dificuldades para transportá-los até o novo campus.
Além de Sérgio Chesini como presidente, a nova gestão da AMESNE conta com o prefeito de Fagundes Varela, Nelton Conte, como 1º vice-presidente; com o prefeito de São Jorge, Danilo Salvalaggio, como 2º vice-presidente; com o prefeito de Flores da Cunha, Cesar Ulian, como 1º secretário; com o prefeito de Protásio Alves, Itamar Girardi, como 2º secretário; e com o prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, como teusoreiro.