O novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel Julimar Fontes Pinheiro, destacou, em uma entrevista ao Jornal da Caxias desta terça-feira (01), o compromisso da corporação com a segurança e o atendimento de emergência, especialmente, em tempos de desafios climáticos intensos. Com uma trajetória marcada pela liderança no 5º Batalhão de Bombeiros Militar da Serra Gaúcha, o coronel, que também é cidadão caxiense, assumiu recentemente o cargo e afirmou que possui como prioridade, fortalecer a estrutura e a resposta do CBMRS ao cidadão, principalmente nas regiões afetadas por desastres naturais.
O comandante ressaltou que o Estado do Rio Grande do Sul, e em especial a Serra Gaúcha, tem enfrentado uma sequência de eventos climáticos extremos, como o desastre ocorrido entre maio e junho do ano passado, que resultou em perdas de vidas e danos significativos. Além da resposta imediata, o comandante mencionou a importância de ações preventivas, reforçando que a corporação está comprometida em melhorar a conscientização e a preparação da comunidade, especialmente em relação aos incêndios.
Em relação ao fortalecimento do Corpo de Bombeiros, o coronel trouxe boas notícias. Ele anunciou um investimento de R$ 250 milhões para o CBMRS, em 2025, um dos maiores já registrados na história da corporação. Além disso, Fortes garantiu que o comando está em processo de formação de uma nova turma de 108 soldados, que devem se formar em abril deste ano. O comandante também ressaltou a abertura de um edital para o concurso de mais 400 vagas para novos soldados.
O coronel Fortes também destacou que, embora a distribuição dos efetivos seja um desafio, a corporação fará ajustes pontuais para atender as áreas com maior demanda, levando em conta dados concretos das ocorrências e o tamanho do município.