A inauguração da nova ponte da BR-116, que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis, ocorreu neste sábado (21), às 11h, marcando a reabertura da travessia sobre o Rio Caí, após sete meses de bloqueio. A cerimônia, que foi inicialmente agendada para sexta-feira (20), foi alterada devido a compromissos ministeriais em Brasília. O ministro dos transportes, Renan Filho, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta estiveram presentes no evento, que aconteceu nas proximidades da cabeceira da ponte, no lado de Caxias do Sul.
O ministro Paulo Pimenta afirma que esse dia da inauguração da ponte é especial e sabe da importância dessa obra para a comunidade.
Já o ministro Renan Filho destaca que essa obra foi realizada por muitos, como o DNIT, e a importância de entregá-la no prazo e dentro do orçamento previsto.
A antiga estrutura foi severamente danificada durante as fortes chuvas de maio, quando o Rio Caí subiu significativamente, forçando o bloqueio da travessia desde então. Em junho, após 82 anos de funcionamento, a ponte foi implodida, dando lugar à nova obra, que teve início no dia 4 daquele mês. Com um investimento de R$ 31 milhões, a nova ponte foi concluída com dois meses de antecedência em relação ao prazo previsto, que era fevereiro de 2025.
A nova ponte possui 180 metros de comprimento, sendo 38 metros maior que a anterior, e 13 metros de largura, com duas faixas de rolamento, dois acostamentos e duas barreiras. O projeto também garante maior capacidade de carga, com suporte para até 45 toneladas.






Fotos: Jair Júnior