A construção de cinco pavilhões destinados aos recicladores de Caxias do Sul, atualmente concentrados no cruzamento das ruas Dom João Batista Scalabrini e Cristóforo Randon, nas proximidades do Estádio Centenário, deve avançar nas negociações em breve. Em julho do ano passado, a Prefeitura de Caxias do Sul se reuniu com o Banrisul, credor da área que será viabilizada pelo município, para definir um termo de formalização com delimitações entre o poder público e a instituição bancária. Segundo o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Caberlon, o projeto está, no momento, em fase de negociação entre a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (SER Caxias) e o Banrisul.
Caberlon explicou que a SER Caxias busca adquirir a sede hipotecária onde o terreno está em garantia. Com isso, a negociação com a Prefeitura poderá ocorrer em uma segunda etapa. O secretário ressaltou que, de acordo com informações repassadas pelo banco nesta semana, a aprovação interna já foi concedida, restando apenas as validações pelos comitês setoriais, que devem ocorrer até o fim de março.
Somente após essa aprovação, a negociação entre a SER Caxias e o Banrisul será formalizada. A aquisição inicial por parte do clube é considerada fundamental para a futura readequação dos recicladores na cidade, proporcionando melhores condições de trabalho.
O projeto prevê uma área de 2.593 m², com um orçamento estimado em R$ 2,5 milhões, desenvolvido pela SER Caxias. Cada pavilhão terá cerca de 200 m², contando com banheiros, vestiários e paredes contra incêndio. Além disso, as novas instalações permitirão a liberação completa da via Cristóforo Randon para circulação de veículos e pedestres.