O mutirão ocorre durante todo o mês de março, onde é projetado a realização de mais de 1,6 mil atendimentos. A expectativa é que a ação viabilize a redução em cerca de 30% na espera por esse tipo de exame. O mês foi escolhido devido a maior disponibilidade dos profissionais na área.
O exame é considerado uma forma de imagem radiográfica utilizada na prática odontológica para auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas condições bucais. Por meio de radiação ionizante de baixa dose, é possível produzir imagens detalhadas dos dentes, ossos e tecidos circundantes da região oral que é indicado para melhor visualização das estruturas da boca. Todos os procedimentos durante o mutirão será realizado no Centro de Especialidades odontológicas (CEO) previamente agendados.
As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão responsáveis por contatar os pacientes que aguardam o exame, para agendar o horário de atendimento. Conforme a diretora técnica do Núcleo de Saúde Bucal da secretaria municipal da Saúde, Marcela de Barros, os usuários devem aguardar a ligação e manter os telefones para contato atualizados.
Os usuários que trocarem de número devem informar o novo contato a Unidade Básica de Saúde (UBS) que frequenta para o agendamento ou comunicações necessárias que envolvam os atendimentos. O mutirão ocorre durante toda a semana e nos primeiros quatros sábados do mês de março, pela manhã.