A usina de asfalto adquirida pelo município de Caxias do Sul teve sua montagem iniciada no início do mês e está agora em fase final, com previsão para entrar em operação nos próximos dias. A estrutura foi uma medida emergencial adotada após um deslizamento de terra, ocorrido em maio, que destruiu o pavilhão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, na Vila Maestra.
Desde o deslizamento, a Codeca precisou recorrer a fornecedores privados para manter a continuidade das obras viárias. A aquisição do novo equipamento deve aliviar as finanças públicas. A companhia trabalha para retomar a produção de asfalto ainda neste mês de agosto. Segundo a presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, os trabalhos estão dentro do esperado e a usina deve começar a funcionar em breve.
A nova usina asfáltica representa um investimento de R$ 4 milhões. O deslizamento em maio resultou na morte do funcionário da Companhia, Luciano Henrique Santos Lacava, de 49 anos, que atuava na Codeca desde 2004. Outra pessoa que trabalhava no local também ficou ferida.

