Após diversas tratativas com a atual empresa responsável pela malha ferroviária, Rumo Logística, a Mobilização por Caxias do Sul (Mobi Caxias) solicitou, por meio do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), uma reunião com o governo do Estado. O encontro deve ser voltado ao debate sobre o polo rodoferroviário em Vacaria e a discussão do Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT-RS), buscando um consenso ou, eventualmente, uma ruptura da concessão com a empresa. O maior empecilho para tirar o projeto do papel é o trecho ferroviário estar justamente concedido a empresa que não possui uma previsão contratual para implantação de um terminal.
Búrigo ressalta a importância da integração logística para a região e destaca que uma malha ferroviária adequada, interligada a projetos em andamento, deve proporcionar mais competitividade aos produtos locais, tanto no mercado interno quanto no externo. Ele enfatiza a necessidade de sensibilizar o governo federal para retomar ações que estão paradas há anos.
O presidente do Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione, destaca que o Estado precisa de uma empresa que atenda as necessidades logísticas. Segundo ele, a malha ferroviária que atualmente faz a ligação entre Vacaria e São Paulo está sucateada devido à falta de interesse da empresa responsável. O Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) também foi acionado para reunir todas as entidades representativas e buscar uma definição conjunta.
Postiglione menciona ainda o desenvolvimento do Aeroporto da Serra Gaúcha, no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul e do Porto Meridional de Arroio do Sal, que estão em fase de projetos, com expectativa de início das obras em 2026. Ele ressalta a necessidade urgente de definições sobre a malha ferroviária para garantir a integração desses empreendimentos.
O projeto do terminal rodoferroviário pretende integrar Vacaria ao corredor ferroviário que interliga os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.A iniciativa envolve municípios da região e entidades que representam o setor produtivo. A proposta busca viabilizar a estrutura por meio de parceria com a iniciativa privada, enquanto o governo federal será o responsável pela construção de um ramal de parada de composição.
Agora, a principal necessidade está em estabelecer uma conexão com o Mercosul, especialmente por causa do Porto Meridional. Para isso, é fundamental definir, junto ao governo estadual e ao governo federal, o traçado em locais estratégicos para a infraestrutura. O Mobi Caxias aguarda a definição da data da reunião por parte do deputado Carlos Búrigo.