Na última semana, médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul participaram de um curso de capacitação, com foco em atendimentos de urgência em locais de difícil acesso. O treinamento, ocorrido no Aeroclube de Bento Gonçalves, integra o processo de formação de operadores aeromédicos, capacitando os profissionais para situações críticas que envolvem transporte aéreo e resgate em condições extremas.
No curso, os participantes foram instruídos sobre protocolos médicos em voos, estratégias de evacuação aeromédica, técnicas de suporte básico e avançado de vida, além de procedimentos para atuação em áreas remotas, com foco em segurança operacional, resistência aquática e técnicas de rapel. As aulas práticas foram realizadas em ambientes controlados, como piscinas, locais em altura e espaço aéreo, além do uso de simuladores, como coloca a diretora técnica do Samu, Aline Janice Carvalho.
De acordo com Aline, a iniciativa tem o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento prestado pelo Samu à população. A formação foi promovida pela Metam Consultoria e Assessoria Ltda, em parceria com empresas de Bento Gonçalves, que cederam seus espaços para as atividades. Sete servidores do Samu de Caxias participaram da capacitação, que contou ainda com integrantes das corporações de Bento Gonçalves e de Porto Alegre.
Vale salientar que o Samu de Caxias do Sul não possui ainda um helicóptero próprio, mas conta com o apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF), que sede a aeronave e o piloto para situações de emergências.
A última etapa do módulo prático ocorre no dia 25 de abril, também no Aeroclube de Bento Gonçalves, com a utilização de um helicóptero, encerrando o cronograma de atividades com a entrega oficial dos certificados aos novos operadores aeromédicos.