O Parlamento caxiense concedeu para Maurien Helena Randon Barbosa, em sessão solene desta terça-feira (18), o título de Cidadã Emérita. Proposta pelo vereador Daniel Santos/Republicanos, a honraria contou com aprovação unânime do plenário. Durante a cerimônia conduzida pelo presidente Lucas Caregnato/PT, Daniel discursou em nome da Casa. A trajetória de Maurien, com formação em Serviço Social e Direito pela Universidade de Caxias do Sul, foi lembrada pelo proponente, que a saudou, em especial, pelo trabalho como diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon (IER), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) mantida pelas Empresas Randon.
“Quem conhece e convive com Maurien sabe o quanto é merecedora desta homenagem. Em nome da Câmara e de toda a comunidade, manifesto minha profunda gratidão e admiração a você. Que essa homenagem seja símbolo do que representa seu empenho pelas causas sociais e que sua luz continue inspirando, iluminando caminhos e mudando vidas”, sublinhou Daniel.
Antes de seu pronunciamento, Maurien se emocionou no momento em que o vereador Daniel disse que, do alto, o pai da homenageada, o empresário Raul Randon (in memoriam), estaria orgulhoso pela conquista da filha. Da tribuna, Maurien agradeceu ao vereador proponente e a todos os demais parlamentares pela distinção. Também saudou os presentes e destacou o apoio permanente da família. Mencionou o marido Sérgio Barbosa; os filhos Arthur, Victor e Isadora; a mãe Nilva; os irmãos e os parentes tanto da Família Randon quanto da parte do esposo. “Minha família está sempre celebrando comigo as conquistas”, disse, acrescentando agradecimentos à gestão da Randoncorp e à equipe que lhe acompanha no IER.
“Receber este título é uma honra. Esta distinção me emociona profundamente, pois representa a força dos laços que construímos dentro da rede de assistência e voluntariado do município. Isso nos une como sociedade e reforça o compromisso que tenho com essa cidade que sempre foi o berço de nossos sonhos, desafios e conquistas”, ressaltou.
Ao discorrer sobre o empreendedorismo familiar, disse acreditar que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social devem caminhar juntos.
“Trabalhamos para transformar vidas. Esse reconhecimento pertence a cada parceiro que compartilha comigo a missão de fazer a diferença. Recebo este título com gratidão e com compromisso renovado de continuar construindo o amanhã para o desenvolvimento de Caxias e para o bem-estar de nossa comunidade. Como dizia meu pai, se o trabalho é feito com amor e com prazer, não é trabalho, é satisfação. E eu trabalho com satisfação”, declarou Maurien, direcionando-se à plateia, que levantou para aplaudi-la.
O prefeito Adilo Didomenico/PSDB cumprimentou a homenageada pelas iniciativas sociais que executa, acolhendo e encaminhando, principalmente, as crianças. Citou o programa Florescer, que é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e as ações de profissionalização.
“Caxias te reconhece e desejamos que continue tua bela trajetória. Muitas pessoas gostariam de te dizer muito obrigado e eu faço isso em nome delas”, frisou o prefeito, que, na mesa de autoridades esteve ao lado do deputado estadual Neri, O Carteiro/PSDB.
O presidente Lucas Caregnato elogiou e também agradeceu pela dedicação da homenageada, saudando a todas as mulheres que se dedicam ao crescimento da cidade. Ao pontuar o empenho de Maurien, citou uma frase atribuída à Santa Teresa D’Ávila. “O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas”.
Antes e depois da solenidade, o público pôde acompanhar apresentação de integrantes do grupo Florescer Musical. Durante a cerimônia, Maurien também recebeu uma placa de homenagem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, repassada a ela pelas mãos do presidente da entidade e Cidadão Caxiense, Celestino Loro.