O primeiro final de semana da Festa das Colheitas foi marcado por altas temperaturas e instabilidade climática, mas nada disso impediu que o público comparecesse em peso ao evento. Segundo dados divulgados pela organização, cerca de 20 mil pessoas circularam pelos corredores do Centro de Eventos e do Pavilhão 1 do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva), em Caxias do Sul, durante os três primeiros dias de programação.

O presidente da Festa da Uva 2024 e da Comissão Organizadora da Festa das Colheitas 2025, Fernando Bertotto, compartilhou a avaliação sobre a adesão do evento, destacando que a presença do público superou as expectativas dos organizadores. Ele também deu ênfase à importância da entrada gratuita no Parque e do passe-livre no transporte coletivo, oferecido aos visitantes no domingo (9).
A Festa das Colheitas conta com a participação de 85 expositores, sendo 46 estabelecimentos de agricultores familiares e 20 opções de alimentação. Uma novidade desta edição é a Feira Agroindustrial, que traz uma exposição de máquinas agrícolas de grande porte. Além disso, as atrações culturais e artísticas resgatam o folclore italiano e gaúcho, encantando o público presente.

O evento, que começou na sexta-feira (7), segue até o dia 23 de março, sempre nas sextas, sábados e domingos. O horário de funcionamento é das 14h às 22h nas sextas-feiras e das 10h às 22h nos finais de semana. A entrada é gratuita, com a sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
A Festa das Colheitas faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura.