Desde 1º de abril, a Receita Federal disponibilizou a declaração pré-preenchida, que tem sido bem recebida em Caxias do Sul. Cerca de 46% das declarações realizadas, até agora, na cidade foram feitas com esse formato, bem acima da média nacional de 25%. Até o momento, foram entregues 18.450 declarações, com previsão de 177 mil até o final de maio. Na Serra Gaúcha, o número já ultrapassa 40 mil, com uma estimativa de 414 mil.
Conforme o delegado da Receita Federal, Leandro Tessaro Ramos, a principal vantagem da declaração pré-preenchida é a agilidade. Com a opção de extrair automaticamente dados como remuneração, despesas médicas e saldos bancários, o delegado explicou em entrevista para a Rádio Caxias que o processo de preenchimento se torna mais ágil e pode dispensar ajustes, caso todos os dados estejam corretos. Além disso, Tessaro disse que aqueles contribuintes que optarem por esse modelo têm prioridade na fila de restituição, com possibilidade de receber o valor já no segundo lote, no final de maio, especialmente se escolherem o pagamento via PIX.
O delegado da Receita Federal também alertou que, em caso de erros, a retificação pode ser feita até 31 de maio ou posteriormente, sem multas, mas com a perda da prioridade na restituição. Em 2024, 25% das declarações no Brasil foram feitas no modelo pré-preenchido, enquanto em Caxias do Sul esse número atingiu 46%.
A Receita Federal recomenda que os contribuintes não deixem para última hora, pois o processo de retificação é mais rápido, mas requer atenção para evitar erros. Mais informações você tem neste endereço eletrônico.
Confira aqui a entrevista completa.