O projeto de construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha avançou de forma significativa, no ano passado. O andamento se deve, principalmente, à a obtenção da licença de instalação.
Conforme a secretária de Planejamento de Caxias, Margarete Bender, atualmente, o processo se encontra junto à Secretaria da Injeção Civil, órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos, responsável por analisar questões vinculadas à infraestrutura do projeto. Entre elas, a terraplanagem, construção e capeamento da pista. Segundo ela, a avaliação é necessária para depois licitar a obra. Porém, antes disso, é preciso a aprovação dos projetos de edificação, terminal de passageiros e sinalizações.
A secretária pondera que essa aprovação deve sair, em até duas semanas. Enquanto isso, o Município tem buscando, junto ao governo do Estado, a implementação de algumas obras viárias e de acesso aos demais municípios limítrofes à Caxias do Sul. Conforme a gestora, a Secretaria de Planejamento já teria todo o estudo técnico necessário, para realizar a licitação das obras de terraplanagem.
Durante entrevista exclusiva, ao Jornal da Caxias, desta segunda-feira (22), a secretária de Planejamento, Margarete Bender, ainda falou sobre obras previstas dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, e indicadas pelo Município com o prioritárias. Inclusive, para serem viabilizadas, as obras complementares do aeroporto dependem dessa configuração físico-financeira do Governo Federal. Neste sentido, seriam investidos cerca de R$ 20 milhões em obras de asfaltamento no interior do município.