Segundo um levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar em 55 municípios – 49 na região de Caxias do Sul e os outros seis nas regiões administrativas de Lajeado e Passo Fundo -, estima-se que a produção alcance 860.000 toneladas de uva. Isso representa um aumento de 55% em comparação com a safra anterior (23/24) e um acréscimo de 5% se comparada a uma safra considerada “normal”. Essa estimativa inclui todas as uvas destinadas ao uso comercial, seja para a transformação industrial (745.000t) ou doméstica (15.000t), além das uvas para consumo fresco (100.000t).
A colheita da variedade mais cultivada na região, a Bordô, foi antecipada em 20 dias, o que sugere que a vindima poderá ser concluída até o final de fevereiro. É isso que destaca o engenheiro agrônomo do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Enio Ângelo Todeschini.
As variedades superprecoces e precoces apresentam excelente qualidade das bagas em termos de sanidade, cor e teor de açúcar. Com condições climáticas semelhantes às atuais, espera-se que as variedades de ciclo médio e tardio (como Cabernet Sauvignon, Moscatos e Isabella) também mantenham essa qualidade.
Vários fatores contribuíram para esse cenário, como o acumulado de horas de frio (< 7,2oC), apesar de mal distribuídas, um pouco acima da média histórica; a alternância fisiológica; a ausência de geadas tardias; e as condições climáticas de setembro a dezembro (com frequentes baixas temperaturas noturnas e máximas diurnas abaixo da média para a época), favorecendo o florescimento, desenvolvimento e maturação das bagas, além da saúde geral da cultura, o que reduziu a necessidade de intervenções fitossanitárias.
Sobre os preços pagos aos produtores, o extensionista ressalta que, apesar das expectativas iniciais de que a indústria pudesse remunerar de forma semelhante à safra anterior, devido aos baixos estoques de produtos, conforme a safra maior foi se tornando evidente, prevaleceu a lei da oferta e da procura, influenciando diretamente na precificação de acordo com a disponibilidade do produto.