Reeleito com a maior votação da história da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Leonardo Lamachia tomou posse para a gestão 2025-2027 em cerimônia realizada no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Com mais de 52 mil votos, ele reafirmou o compromisso da entidade com a defesa das prerrogativas da advocacia e da democracia. Durante o discurso de posse, declarou: “Ditadura nunca mais, nem a do fuzil e nem a da toga”, em referência à defesa integral da Constituição e aos apontamentos de excessos praticados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que a OAB realizou nos últimos anos.
Para o presidente, as decisões do STF devem respeitar a harmonia institucional. Lamachia destaca o papel da OAB na defesa da democracia e do Estado de Direito e reafirma que a instituição seguirá com uma postura de diálogo equilibrado com os poderes, mantendo uma posição crítica quando necessário. Ele também aponta excessos do STF, especialmente no inquérito 4781, instaurado para apurar a existência de notícias fraudulentas (fake news). O presidente reforça que deve haver uma defesa integral da democracia e que a Suprema Corte precisa agir sempre em respeito à Constituição.
Lamachia ressalta que a vitória histórica é fruto de um trabalho incansável em defesa da advocacia e dos feitos realizados à frente da OAB/RS. Apesar das conquistas, ele destaca que ainda há muito a ser feito.
Entre as prioridades da nova gestão, o presidente cita a continuidade do trabalho junto às subseções no interior do estado, o fortalecimento das prerrogativas da advocacia, o combate às dificuldades enfrentadas no sistema judiciário e a ampliação de programas voltados para mulheres advogadas e jovens profissionais.
Além de Lamachia, foram empossados a vice-presidente, Claridê Chitolina Taffarel; a secretária-geral, Ana Lúcia Piccoli; a secretária-geral adjunta, Regina Soares; e o tesoureiro, Jorge Luiz Dias Fara. Embora a cerimônia oficial tenha ocorrido na terça-feira, a nova diretoria já atua desde o dia 1º de janeiro.
Também tomaram posse os integrantes do conselho estadual da OAB/RS, os conselheiros federais do Rio Grande do Sul na OAB Nacional e a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), presidida por Neusa Maria Rolim Bastos.