Juventude e Pelotas se enfrentaram neste sábado (15), às 16h30, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho na Boca do Lobo. A partida terminou 3 a 2 para o Ju e com isso o Juventude está classificado para as semifinais e enfrenta o Grêmio com o primeiro jogo sendo na Arena e a decisão fica para o Estádio Alfredo Jaconi.
O técnico Fábio Matias escalou uma equipe modificada para a partida contra o Pelotas, com a dupla de zaga com Kawan e Adriano Martins, Davi Góes no meio e Vitor Pernambuco no ataque. Aos 12 minutos da primeira etapa Ênio fez linda jogada pela esquerda, ingressou na área e tentou o cruzamento para Erick Farias. Mas, o goleiro do Pelotas chegou primeiro que o centroavante do Juventude e mandou para escanteio.
Durante o primeiro tempo o jogo ficou concentrado no meio campo, com as equipes tendo poucas chances de chegar ao gol. Mas, aos 33 minutos, Ênio marcou após passe de Vitor Pernambuco abrindo o placar para o Juventude.
E ele marcou novamente, após cruzamento de Jean Carlos, Ênio puxou para a esquerda e chutou cruzado para ampliar o placar, mas o gol foi anulado por impedimento de Jean Carlos na origem da jogada. A partida foi para o intervalo 1 a 0 para o Juventude.
O intervalo foi longo na Boca do Lobo, para que os jogos retornassem ao segundo tempo ao mesmo tempo. As esquipes voltaram com mudanças para a segunda etapa. Aos cinco minutos, Jean Carlos cobrou falta direto para o gol tentando surpreender o goleiro do Pelotas, mas a bola foi para fora.
Aos 19 minutos, após cruzamento de Reginaldo para Erick Farias, o atacante finalizou mas acertou a trave. Minutos depois, Mateus Silva foi expulso, a segunda expulsão do Pelotas na partida que havia perdido Robson Lopes no primeiro tempo.
Com 27 minutos, pênalti para o Pelotas, Yuri Bigode cobrou e marcou, empatando a partida. No lance seguinte, a virada do Pelotas com dois jogadores a menos, Léo Ferraz marcou após erro no recuo de Felipinho. Aos 47 minutos da segunda etapa, empate do Juventude, Emerson Batalla chutando forte para marcar o segundo gol do Ju.
Aos 52 min, Gabriel Taliari virou a partida marcando após bate e rebate na área, deixando o Juventude como segundo na classificação geral do Gauchão tendo vantagem de jogar a semifinal em casa.
Ficha Técnica
Pelotas 2×3 Juventude
8ª rodada – Boca do Lobo – 15/02/2025 16h30
Juventude: Gustavo; Ewerthon (Reginaldo, int), Kawan, Adriano Martins (Batalla, 38′ 2º) e Felipinho; Daniel Giraldo, Davi Góes e Jean Carlos (Mandaca, 25′ 2º) ; Ênio (Petterson, int), Vitor Pernambuco e Erick Farias (Gabriel Taliari, 25′ 2º).
Pelotas: Jorge; Vidal (Guilherme Gusso, int), Massaia, Yuri Bigode e Bruno Ré (Braian Gabriel, 31′ 1º); Robson Lopes, Mateus Silva e Venicio; Cesinha (Jacone, 38′ 2º), Émerson (Léo Ferraz, int) e Michel Douglas (Ruster, int).
Gols: Ênio (J), aos 33 min 1º; Yuri Bigode (P), aos 27 min 2º; Léo Ferraz (P), aos 35 min 2º; Batalla (J), 47 min 2º; Taliari (J), 52 min 2º.
Cartões amarelos: Ewerthon (J), 49′ 1º tempo; Ruster (P), 13′ 2º tempo; Marsaia (P), 49 min 2º.
Cartões vermelhos: Robson Lopes (P), 35 min 1º; Mateus Silva (P), 22 min 2º.
Arbitragem: Lucas Guimarães Rechatiko Horn, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Natan Borges dos Santos. Quarto árbitro: Nicolas Fernando das Almas Kummer. VAR: Douglas Schwengber da Silva.