Com a chegada da Páscoa, a juventude da Diocese de Caxias do Sul realiza a 21ª edição da tradicional Via-Sacra da Juventude, na sexta-feira Santa, dia 18 de abril, às 9h. A encenação, realizada nas escadarias do Parque de Eventos da Festa da Uva, próximo ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, contará com a participação de cerca de 30 jovens de grupos e movimentos pastorais, que representarão os principais personagens da história da paixão e morte de Jesus.
Neste ano, a encenação refletirá sobre o tema da Campanha da Fraternidade, que aborda a Ecologia Integral. O assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon, destaca que o tema nos convida a refletir sobre o cuidado com o mundo, a criação e a natureza, enfatizando que essa responsabilidade também faz parte da fé cristã.
O itinerário da Via-Sacra terá início na base da escadaria, com cenas que abordam o tema da Campanha da Fraternidade, seguidas pelo julgamento e condenação de Jesus. A encenação continuará subindo pelas estações da Via-Sacra até alcançar o Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorrerá o momento da crucificação. A cerimônia de oração será conduzida pelo padre Gustavo Predebon e pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
O padre salienta que o evento não apenas ressignifica a morte de Cristo, mas também proporciona novas reflexões sobre questões muitas vezes esquecidas no cotidiano. Ele convida toda a comunidade a participar dessa importante vivência espiritual e a se engajar na ação proposta pela Via-Sacra.
Como gesto alusivo à Campanha da Fraternidade, a comunidade é convidada a doar tampinhas plásticas, lacres de latinhas e embalagens de remédios. A Via-Sacra da Juventude é uma realização do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul em colaboração com as Paróquias da Área São José e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.