Na última sexta-feira (25) as inscrições para o concurso que acontece no dia 23 de agosto encerrou com 14 inscritas. O processo de pré-concurso inicia nesta segunda-feira (28) e segue até o dia 22 de agosto. Neste período as candidatas acompanharão a Comissão Social da 35ª Festa Nacional da Uva em diversas atividades, como: palestras, encontros e conversas sobre áreas de atuação da psicologia, da beleza, da agricultura, da historia da cidade e entre outros.
A diretora da Comissão Social da Festa da Uva, Paula Viezzer, explica as expectativas para as candidatas e a importância dos próximos passos.
“A Rainha e as Princesas, nós costumamos dizer que são o coração da Festa da Uva. São elas que vão levar a imagem da festa, vão fazer o convite para a festa e vão estar lá recebendo, acolhendo as pessoas que vão nos visitar durante a Festa da Uva. Nós ficamos muito felizes em receber as meninas a colher. Elas vêm com toda a expectativa. O olho brilhando. Nós vamos passar um bom período com elas agora, que é o período do pré-concurso, praticamente com dois encontros semanais. Então, nós ficamos muito felizes de vê-las chegando com essa expectativa também. Com a expectativa de realizar um sonho e de vivenciar todo esse pré-concurso.”
Para o período de pré-concurso e concurso a Comissão Social avalia o comportamento, o posicionamento, pontualidade entre outros fatores que também estarão sendo observados no dia do concurso por sete jurados por meio de perguntas sobre a Festa da Uva e ao cotidiano. O limite de inscrições este ano era de 24 candidatas e os critérios principais era ser solteiras, ter, no mínimo, 18 anos de idade e residir em Caxias do Sul há pelo menos três anos, além de não ter concorrido em edições anteriores.