O bairro Santa Fé, um dos mais populosos de Caxias do Sul, receberá o inovador projeto “Jardins Criativos”, que integra arte, natureza e comunidade. A iniciativa será lançada na próxima terça-feira (18), com um café da manhã no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo, às 8h30.
Idealizado pela fotógrafa Liliane Giordano, o projeto foi aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro, e busca transformar espaços públicos com jardins comestíveis e artísticos. O objetivo é promover educação ambiental, segurança alimentar e inclusão social. Liliane explica que a ideia é convidar a comunidade a conhecer o projeto e participar desse processo de transformação, pois o espaço vai ser aberto a todos e será um local de vivência e aprendizagem.

O projeto contará com a colaboração do renomado artista francês Jean Paul Ganem, especialista em Land Art, e do grafiteiro Emerson Lima, que contribuirão para transformar o local em um verdadeiro museu a céu aberto. A região foi escolhida por enfrentar desafios sociais e ambientais, e o projeto visa mitigar essas questões.
Quem também abraçou o projeto foi o ambientalista curitibano, diretor da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita, ele destaca a importância de iniciativas como essa para sensibilizar as crianças e a comunidade sobre a importância de produzir alimentos em espaços urbanos. Segundo Mosart, é preciso voltar a acreditar que é possível plantar em espaços ociosos nas cidades. Neste sentido, ele garante que o projeto prova que é possível cultivar alimentos de qualidade e gerar um impacto positivo na vida das pessoas.

Além da criação do jardim, serão realizadas oficinas de permacultura, gastronomia, grafite e fotografia, com o intuito de engajar a comunidade local. O projeto também tem o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Ação Social Murialdo Santa Fé, e promete ser um modelo de jardinagem urbana sustentável, com potencial para ser replicado em outras comunidades.