Nesta semana ocorreu a assinatura de Protocolo de Intenções entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Hospital Virvi Ramos para que a Associação assuma a partir do ano que vem a prestação do serviço materno-infantil na cidade e também na região, composta por 49 municípios.
As negociações vinham sendo feitas há alguns meses, conforme explica a diretora executiva da Associação Virvi Ramos, Cleciane Simsen, que ressalta que, a partir de avaliação, foi decidido colocar a estrutura da instituição à disposição.
Com isso, a administração do serviço de saúde se disponibiliza a construir essa estrutura necessária, já que não há áreas de obstetrícia e neonatologia em funcionamento dentro das dependências do Hospital. Todavia, com aporte de recursos do Estado, por meio de programas, assim como do próprio Município, é possível viabilizar uma estrutura nova e diferenciada para acolher com qualidade às gestantes da região.
Cleciane pontua que o valor necessário para viabilizar o projeto será anunciado nos próximos dias, após análise da estrutura atual, com base no que pode ser reaproveitado da estrutura já existente no Hospital Pompéia, prestador deste serviço no Município até então, bem como os demais investimentos necessários.
Segundo a diretora, a ideia é que em, no mínimo 180 dias, e, no máximo 08 meses, o serviço de atendimento materno-infantil deva estar em funcionamento, por conta do prazo necessário para adequação.
Cleciane cita ainda que para além da questão estrutural, as equipes que já atuam neste serviço podem vir a permanecer sob a administração do Virvi Ramos também.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Assessoria de Imprensa da pasta, mais informações sobre essa transição serão apresentadas nas próximas semanas, conforme acordado com o Programa Mediar, do Ministério Público Estadual, que está participando de todo esse processo.